Buscar
  • Dr. Paulo Ladeira

Advogado de família explica quando o viúvo ou a viúva recebem a herança sozinhos

"Na falta de descendentes e ascendentes, caberá ao cônjuge a totalidade da herança, independentemente do regime de bens (CC, art. 1.838). O cônjuge é herdeiro necessário, não podendo ser afastado da sucessão pela vontade do testador, salvo nos casos de indignidade e deserdação. Dessa maneira, metade da herança pertencerá a ele de pleno direito (CC, art. 1.846)19, podendo o testador dispor livremente da outra metade."


Fonte: Tepedino, Gustavo; Nevares, Ana Luiza Maia; Meireles, Rose Melo Vencelau. Fundamentos do Direito Civil (pp. 190-191). Forense. Edição do Kindle.


A solução no seu caso concreto pode ser diferente. Contrate uma consulta com o Dr. Paulo Ladeira, advogado especialista em direito da família e sucessões com atuação em São Paulo e São José dos Campos, para esclarecer detalhes ou divergências nos entendimentos dos magistrados.

Posts recentes

Ver tudo

Quais contratos minha esposa precisa assinar comigo?

"Diante da relevância de certos negócios jurídicos na vida econômica do casal, estabelece o Código Civil restrições ao poder de administração e disposição dos cônjuges, mediante a exigência da outorga

Fale conosco

Locais de atendimento:

 

(11) 4130-8051

​Avenida Paulista, 1.636, 7º andar, conjunto 706, São Paulo. (Principal)

Atendimento telefônico: 9h -18h

 

(12) 3878-4266

Avenida Cassiano Ricardo, 601, cj. 61-63, São José dos Campos.
Atendimento: 8h -18h
E-mail:
paulo.ladeira@advocacialadeira.com
Peça um Orçamento
arrow&v

Advocacia Ladeira - Honestidade, ética e lealdade. Sigilo absoluto.