Web Analytics
top of page
Buscar
  • Foto do escritorDr. Paulo Ladeira

Advogado familiar e a União Estável Homoafetiva

Quando o Supremo Tribunal Federal aprovou a União Estável homoafetiva, ele se esqueceu de algo: do regime de bens.

Todo mundo usa o amor e o afeto para justificar as coisas no direito de família, mas se virou processo, a chance de ter grana no meio é alta.

Chegou no escritório a primeira cliente após essa decisão daquele que chamamos Pretório Excelso. Aparentava ser uma senhora de uns sessenta anos. Sua voz estava meio grave, pressupus que havia sido fumante a maior parte da vida. Reclamou que as brigas em seu relacionamento, que era uma União Estável de décadas, começaram após a decisão do Tribunal. Ela era de origem humilde, e sua parceira uma empresária milionária. A pressuposição sempre foi separação de bens – nem havia como fazer essa opção – mas o Supremo jogou, sem opção de escolha pelas partes, a comunhão parcial na cabeça de todo mundo que tinha uma União Homoafetiva. Por isso é importante deixar o parlamento fazer as leis ou mudar a Constituição, não delegar tudo ao STF. Essa cliente queria a parte dela, sua companheira não achava justo.

Desses casos, quem tem grana raramente abre a mão tranquilamente.

E ela foi contando a história, reclamando, especificando detalhes que eu perguntava. O ar condicionado da sala geralmente é bem frio, pois tenho que ficar de terno e gravata, e o verão de São Paulo é insuportável. A cliente não veio preparada e espirrou.

Espirro revelador. A mãozona foi ao rosto com rapidez, e o ar saiu pela boca como se fosse um aspirador de pó de alta potência na função sopro. Espirro de macho. Não aquele espirro curto e tímido de moça.

E você vai pensar que é por que ela era homossexual, vai por mim, já trabalhei para mulheres homossexuais e elas não espirram daquele modo. Eu é que não percebi estar trabalhando para um casal de transgêneros.

Minha cliente notou que eu não tinha sacado até aquele momento e deu risada. Divertimo-nos bastante, e ela ficou feliz por ter temporariamente me enganado.


Toda e qualquer similaridade dessa história com algum fato ou evento da vida real é mera coincidência.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Contato
Image by Jess Bailey

Celso

"Excelente, Dr Ladeira é de uma competência, dedicação, pronta ação e responsabilidade ímpar na minha opinião no contexto Direito de Família...só tenho a agradecer tudo o que ele fez por nós. Que Deus continue iluminando esta pessoa e profissional exemplar."

Image by Mona Eendra

Ronald Hollnagel

"O atendimento foi ultra profissional. Dr. Ladeira é um advogado altamente conhecedor do seu campo, que rebate com categoria e tranquilidade os ataques mais fervorosos e muitas vezes mal intencionados de seus adversários. Além disso o seu atendimento é também altamente pessoal e imediato. Esclarece qualquer dúvida do cliente de maneira clara e precisa. Isso se traduz num ambiente simpático e tranquilo para o cliente. E as cinco estrelas, com as quais avaliamos o seu trabalho, são obviamente mais do que merecidas. Obrigado Dr. Paulo."

Image by Jess Bailey

André Tosta Ribeiro

"Dr. Paulo se mostrou um profissional sério, competente, íntegro e muito transparente em todas as fases do processo. Excelente advogado, parabéns!"

bottom of page