Buscar
  • Dr. Paulo Ladeira

Quais as formas de pagamento da pensão alimentícia?

"A forma mais comum de pagamento da pensão é o desconto em folha de pagamento. Não sendo o pai empregado com registro na carteira de trabalho e nem funcionário público, a pensão pode ser paga por meio de depósito em conta. Esse depósito deve ser feito na "boca do caixa" ou por meio de TED/DOC/PIX [formas de transferência bancária] e nunca por meio de depósito de envelopes nos caixas eletrônicos", afirma Paulo.


Segundo ele, a recomendação é essa porque houve, no passado, denúncias de depósitos feitos com envelopes vazios e, como os comprovantes saem no valor alegado pelo depositante, sem imediata conferência do constante no envelope, muitos juízes ignoram esses papéis como prova de pagamento da pensão.


"Também é importante xerocar e autenticar os comprovantes do depósito, no caso daquele feito na "boca do caixa", pois eles perdem a impressão rapidamente impedindo ou dificultando a comprovação do pagamento em momentos futuros", ressalta o advogado.


Essa pergunta foi respondida pelo Doutor Paulo Ladeira em entrevista dada ao website "Tempo de Mulher", da Ana Paula Padrão, junto ao MSN no ano de 2014. O Doutor Paulo Ladeira é advogado especializado em direito de família, área que abarca as ações de pensão alimentícia, com atuação na cidade de São Paulo e em São José dos Campos.

Posts recentes

Ver tudo