top of page
Buscar
  • Foto do escritorDr. Paulo Ladeira

Quais as características dos regimes de bens?

Atualizado: 16 de out. de 2020

Os regimes de bens são iluminados por dois princípios: o da autonomia e o da mutabilidade.  O princípio da autonomia, visto na questão anterior, permite aos cônjuges a escolha do regime de bens desejado, bem como a criação de um regime inédito. Já o princípio da mutabilidade, previsto no artigo 1.639, §2º, do Código Civil, possibilita aos cônjuges, mediante autorização judicial, a alteração de seu regime de bens.


Entre os elementos comuns a qualquer regime de bens, citados por Paulo Lôbo em seu livro Direito Civil - Famílias, p. 328ss., 4ª edição, se encontram:


  • Atos de disposição e alienação de bens inerentes à profissão do cônjuge não precisam de outorga conjugal;

  • Atos de gestão de bens particulares que não integram a comunhão;

  • A alienação ou gravame de quaisquer bens imóveis, ao contrário, sempre pedem outorga uxória, em qualquer regime de bens, inclusive o da separação;

  • Possibilidade de o cônjuge pleitear a anulação de atos que pediam a outorga uxória, mas concluíram-se sem ela;

  • Possibilidade de um cônjuge entrar com ação contra a transferência de bens móveis ou imóveis À concubina(o) do outro cônjuge;

  • Presumem-se autorizados pelo outro cônjuge negócios necessários à manutenção da vida doméstica.

Posts recentes

Ver tudo
Contato
Image by Jess Bailey

Celso

"Excelente, Dr Ladeira é de uma competência, dedicação, pronta ação e responsabilidade ímpar na minha opinião no contexto Direito de Família...só tenho a agradecer tudo o que ele fez por nós. Que Deus continue iluminando esta pessoa e profissional exemplar."

Image by Mona Eendra

Ronald Hollnagel

"O atendimento foi ultra profissional. Dr. Ladeira é um advogado altamente conhecedor do seu campo, que rebate com categoria e tranquilidade os ataques mais fervorosos e muitas vezes mal intencionados de seus adversários. Além disso o seu atendimento é também altamente pessoal e imediato. Esclarece qualquer dúvida do cliente de maneira clara e precisa. Isso se traduz num ambiente simpático e tranquilo para o cliente. E as cinco estrelas, com as quais avaliamos o seu trabalho, são obviamente mais do que merecidas. Obrigado Dr. Paulo."

Image by Jess Bailey

André Tosta Ribeiro

"Dr. Paulo se mostrou um profissional sério, competente, íntegro e muito transparente em todas as fases do processo. Excelente advogado, parabéns!"

bottom of page