top of page
Buscar
  • Foto do escritorDr. Paulo Ladeira

Carta de uma mãe sem a guarda cujo filho lhe odiava em razão de alienação parental

Atualizado: 15 de dez. de 2022

"Em primeiro lugar, desejo um Feliz Natal e meu apoio em seu trabalho pelos nossos filhos. Encantado com sua proposta, contarei brevemente sobre minha trajetória de todos meus sofrimentos até chegar à situação atual, ou seja, à recuperação emocional de meu filho. A propósito, hoje ele veio passar o resto das férias de Natal aqui comigo.


O caminho tem sido duro, muito duro, pois apesar de todos os meus esforços para não perder o meu filho, o outro, o meu ex, com quem ele vive desde o ano seguinte à separação, ou seja, desde que o Luís começou a ser adolescente, tem feito todo o possível para afastá-lo de mim. Assim, fui encontrando-me com ausências cada vez mais longas, sem poder passar as férias com ele quando o seu pai o levava numa viagem, enfim ... Inúmeras atrocidades. Apesar de tudo, em nenhum momento pensei que pudesse culpar meu filho por essa ausência e essa falta de carinho por mim; sempre fui muito clara que era a lavagem cerebral que o pai estava fazendo. E eu acho que aqui está a chave de que meus sentimentos maternais por Luis nunca pioraram e minha luta valeu a pena.


A chave é que, se nos encontramos nesta situação com uma criança que nos rejeita, não devemos levar em conta suas ausências, não devemos culpá-la; o culpado é sempre o outro. Um menino ou menina cujo relacionamento tenha sido de afeto para com o pai ou a mãe, não deve odiar ou rejeitar nenhum deles; esse ódio aparente é produto do que ele ouve e do que vive na casa. Ausência de culpa da criança, portanto; sempre soube que ele foi vítima do pai e, agora, com dez anos, acho que está se dando conta de muitas coisas, sem que eu fale nada, é claro.


Nunca falei mal do pai dele, nem mal, nem bem; não estou falando sobre o pai dele, nem ele está falando sobre ele. Só em três ocasiões em que as questões relacionadas com o processo judicial - levado a cabo pelo meu ex contra mim - passaram por um momento de forte tensão, disse ao Luís que, da minha parte, comunicaria ao seu pai que nenhum juiz ou nenhum advogado faria resolver o que dependia de nós, que só o diálogo e a comunicação nos levariam a um entendimento; pois bem, a resposta do meu filho nas três ocasiões foi a mesma: "o meu pai diz que este assunto é melhor para os advogados resolverem, porque ele não quer falar contigo." Vou te dizer que meu ex não fala comigo desde que terminamos há oito anos. Mas cuidei de deixar Luis saber que não queria guerra, mas diálogo.


Quando meu filho rompeu totalmente o contato comigo e com minha família por um ano e meio, não me deixei levar pelo possível estado de depressão em que ele poderia cair; Coloquei em prática técnicas de relaxamento e controle mental todos os dias, e quando a tristeza me invadiu, imaginei muito bem o Luis carinhoso comigo. Tentei trocar os pensamentos negativos por positivos e essa reconversão de pensamento me levou a não desistir da luta pela recuperação emocional.


Durante o ano e meio de ausência total, tentei todo tipo de estratégias para abordar o Luis. Fui duas vezes ao instituto onde ele estudava para esperá-lo depois das aulas, descobri que ele estava fugindo de mim. E, embora essa reação fosse enormemente prejudicial para mim, substituí-a pelo pensamento de que meu filho estava psicologicamente doente; assim, a rejeição o reconverteu em ternura maternal. Mandei-lhe mensagens pelo celular de vez em quando, a princípio muito frequentes, a cada dois ou três dias, nas quais transmitia meu amor por ele, a insensatez daquela situação de silêncio, a comodidade de que eu deveria ir a um psicólogo ...


Pois bem, essas últimas dicas, ou seja, para lembrá-lo (não censurá-lo) de sua ausência e da necessidade de um psicólogo, ele não as acatou, pois em outra ocasião me reprovou quando fui procurá-lo na sua casa quando eu lhe falei que ele estava louco ... Tratava-se de deturpar (evidentemente por parte do pai) qualquer dica minha de que um psicólogo poderia ajudá-lo ...


Depois de três meses sem vê-lo, minhas mensagens no celular eram menos frequentes, uma a cada quinze dias; neles eu só transmiti meu carinho, nada mais, não voltei a falar de psicólogo. Escrevi três cartas para ele em três ocasiões específicas: seu aniversário, Natal e seu santo. Nenhuma reprovação nas cartas, apenas palavras de amor e lembrança dessas datas significativas. Uma última carta, na qual o felicito pelas notas que obteve: foi aprovado em quase todas as disciplinas do 1º Grau; devo dizer em relação aos estudos, que ele perdeu totalmente o hábito de estudar e isso o levou a repetir dois anos, o segundo e o terceiro secundário. Este ano ele está estudando o ensino médio aos dezenove anos. E depois daquela carta e de um comparecimento ao tribunal sobre modificação da pensão alimentícia em que meu advogado solicitou a presença de meu filho (com a única intenção de que eu pudesse vê-lo), o milagre aconteceu. Pedi à minha família, meu irmão e minha filha que me acompanhassem para que Luis pudesse se encontrar ali com a presença de sua família materna, que ele não via há quase dois anos. A situação para ele pode ser difícil, mas as palavras que sua irmã ou seu tio podem dizer a ele podem sensibilizá-lo. E assim foi; Ele, em princípio, rejeitou-me, disse-me literalmente: "Mesmo que eu não te veja, és obrigado a dar-me a minha pensão." Respondi que ele também era moralmente obrigado a ver sua mãe. Meu advogado disse ao juiz que não precisava da presença de Luis como testemunha e enquanto eu e meu ex estávamos no tribunal, meu irmão e minha filha falaram com Luis, sem repreendê-lo, mas dizendo-lhe que sua ausência não fazia sentido e que todos esperávamos voltar para a família.


Dois dias depois do julgamento, no dia 20 de maio (lembro-me muito bem), encontrei no meu celular uma ligação perdida do Luís e a partir daí tudo começou a rolar de forma positiva. No final do mês nos encontramos novamente em um restaurante. Disse-lhe: «Luís, vamos apagar tudo o que aconteceu e começar uma nova etapa em que somos mãe e filho de novo». Ele balançou a cabeça alegremente e aos poucos temos nos encontrado, ainda não - porque o pai continua a exercer um forte controle sobre ele - por exemplo, ele vem comer comigo um dia da semana, imagino que quando convém ao pai . Quando o pai sai da cidade, dá, até agora, em duas ocasiões, ele vem comigo três ou quatro dias para minha casa; agora, como o pai se foi, ele fica comigo até o fim das férias. Sei que meu papel é o de aceitar o que ele propõe, mas é a única maneira de recuperar totalmente meu filho.


Grandes doses de paciência, para morder a bala, para não proferir uma única censura, para mostrar o meu amor sem oprimi-lo, para incomodá-lo, este é o meu papel de mãe nestes dias em que agradeço aos céus por tê-lo comigo de novo.


Um conselho para os pais que passam por essa situação: nunca jogue a toalha, nem temos que levar em conta o que nosso filho diz ou faz. O responsável por esta situação é sempre o ex ou a ex, nunca o filho. Se ocorrer a ausência total, não perca a comunicação, mesmo que não haja respostas momentâneas. Já vai haver, aqui está o meu caso. Em última análise, é o amor que sempre triunfa. Este tem sido o caso no meu caso e espero que seja e tenha sido assim em muitos outros, o amor incondicional de mãe ou de pai."


Essa carta foi escrita por uma mãe ao psicólogo judiciário autor do livro abaixo


Jose Manuel Aguilar Cuenca. SAP. Síndrome de Alienación Parental (Sociedad actual) (Spanish Edition) (Locais do Kindle 1675-1722). Edição do Kindle.

Posts recentes

Ver tudo
Contato
Image by Jess Bailey

Celso

"Excelente, Dr Ladeira é de uma competência, dedicação, pronta ação e responsabilidade ímpar na minha opinião no contexto Direito de Família...só tenho a agradecer tudo o que ele fez por nós. Que Deus continue iluminando esta pessoa e profissional exemplar."

Image by Mona Eendra

Ronald Hollnagel

"O atendimento foi ultra profissional. Dr. Ladeira é um advogado altamente conhecedor do seu campo, que rebate com categoria e tranquilidade os ataques mais fervorosos e muitas vezes mal intencionados de seus adversários. Além disso o seu atendimento é também altamente pessoal e imediato. Esclarece qualquer dúvida do cliente de maneira clara e precisa. Isso se traduz num ambiente simpático e tranquilo para o cliente. E as cinco estrelas, com as quais avaliamos o seu trabalho, são obviamente mais do que merecidas. Obrigado Dr. Paulo."

Image by Jess Bailey

André Tosta Ribeiro

"Dr. Paulo se mostrou um profissional sério, competente, íntegro e muito transparente em todas as fases do processo. Excelente advogado, parabéns!"

bottom of page